domingo, 22 de março de 2009

Uma pintura com som

You Can't Unring a Bell, 200cm x 200cm, óleo sobre tela, 2007


"Uma pintura com som" - Disse-mo José Eduardo Rocha, ou JER, esse maluco. E eu ainda nem tinha a pintura acabada.

Perguntei também uma vez uma coisa a um puto de 5 anos, armado em esperto. Uma pergunta filosófica.
"Porque é que o céu é azul?"
Fico espantado com o que ele me responde. De repente senti-me mesmo burro. Disse-me ele com a maior convicção:
"Porque se fosse vermelho, as nuvens não podiam ser brancas."
Uma análise de carácter pictórico apuradíssimo. E lembrei-me da pintura que estava a fazer.

O título da pintura significa acima de tudo: O tempo não é algo que possa voltar atrás.

O personagem está a matar-se, e ao mesmo tempo está a avisar-se a ele próprio que o está a fazer. Achei interessante o facto; aquando da morte de uma pessoa, os sinos dobram.

Não sei especificar portanto se na imagem que vemos ele está vivo ou morto, mas creio que está numa transição (in limbo).

A comparação do homem com a máquina, essa é outra.
Qual é melhor? O Homem ou a máquina? A máquina é algo criado pelo Homem. Não será o Homem também uma máquina?

2 comentários:

  1. Ja ta a começar a ganhar forma o blogue!

    Continua, abraço e ate breve!

    ResponderEliminar
  2. ta mt interessante,bjnhos
    e força sempre,meus parabens!!!

    ResponderEliminar